A vida agitada e a agenda cheia de compromissos faz com que muitos brasileiros, no período de carnaval, procurem aproveitar ao máximo o feriado.

Muitos vão dormir mais tarde que o habitual no dia anterior à viagem e saem bem cedinho para aproveitar a estrada com pouco tráfego.

"Uma perda de 2 a 3 horas de sono pode diminuir enormemente os reflexos tornando estes motoristas mais vulneráveis a acidentes", alerta o Dr. Dirceu de Campos Valladares Neto, presidente da Fundação Nacional do Sono, FUNDASONO, entidade sem fins lucrativos que tem entre seus objetivos a  divulgação dos problemas de sono e teve a iniciativa das comemorações da Semana Nacional do Sono e o Dia Mundial do Sono no Brasil. 

Uma parcela significativa da população dorme mal e/ou apresenta sonolência excessiva ou cansaço durante o dia, condições frequentes tanto em pessoas que estão dormindo menos que o necessário, pela pressão das atividades diárias, ou que tem o sono comprometido devido a problemas como aqueles relacionados à respiração (apnéias, roncos, esforços respiratórios ou Síndrome da Resistência das vias Aéreas Superiores), à insônia (muitas vezes associada a ansiedade, estados depressivos ou a condições médicas como por exemplo dores em geral, asma ou bronquite) ou a uma somatória destes fatores.

SUGESTÕES PARA UMA BOA VIAGEM:

1) Organize-se com bastante antecedência para a viagem de modo a não dormir mais tarde que o usual. Se dormir mais tarde, acorde mais tarde! Viaje tranquilo e sem riscos!

2) Sinta-se confortável e tranquilo ao dormir, em quarto escuro, arejado, nada de levar o celular para a cama! (A luz em geral, assim como a do aparelho tem a propriedade de fazer você dormir mais tarde, o que pode encurtar o seu tempo de sono)

3) Evite sair muito cedo especialmente se faz uso de medicamentos para dormir pois muitos deles ocasionam sonolência (às vezes não muito percebida inicialmente devida à "euforia de estar viajando" e podem comprometer seus reflexos e o seu desempenho ao dirigir

4) Se você já é uma pessoa que ronca ou que apresenta engasgos ao dormir e não se tratou ou se sente geralmente cansado(a), acorda sentindo que o seu sono não é reparador,  permita que um motorista de confiança dirija no seu lugar. Estes problemas multiplicam o seu risco de acidentes e no Brasil a legislação obriga os motoristas profissionais serem avaliados e tratados para estas condições.

5) Preste bastante atenção especialmente nas retas e nas chegadas, nas proximidades do seu destino: estes são os locais onde nos  sentimos mais confiantes e mais relaxados, o que facilita o sono e aumenta o risco de acidentes. Também seja cuidadoso nos entroncamentos, entradas e saídas de restaurantes e de postos de gasolina, e com os locais de baixa visibilidade, como mata alta ao longo das estradas, pois sempre pode surgir uma "surprezinha". Direção defensiva sempre!

6) Se por acaso sentir sono, pare num local adequado ou num Posto de Serviços, tire um cochilo e tome uma boa dose de café. Não force a barra! Milhares de pessoas se acidentam no período do Carnaval.

7) Se perceber que andou dirigindo e não se lembrar por onde esteve nos últimos minutos, como tivesse "dado um branco", ou se você esteve dirigindo por sobre os "olhos de gato " que separam os dois lados da estrada, você provavelmente pode estar "dirigindo acordado" ou no "modo automático", o que é muito arriscado. Assim, siga a  orientação no. 4

8) Evite dirigir à noite, pois o risco de acidentes é 20 vezes maior do que durante o dia. 

9) Existe um pico de acidentes de manhãzinha, de 4 às 7 horas da manhã,  e de 13 às 15 horas, quando os que não tem o sono tão restaurador durante a noite se sentem sonolentos.

10) Os problemas de sono são muito mais comuns que acreditávamos. Estudos recentes indicam que os transtornos respiratórios estão presentes em mais de 60% dos homens entre os 40 e 60 anos. As mulheres em geral apresentam  duas vezes mais insônia que os homens e que, com o envelhecimento, os problemas respiratórios vão se agravando. Problemas respiratórios durante o sono nem sempre estão associados a ronco ou a obesidade. 

 

Um feliz Carnaval a todos!

FUNDASONO