Bruxismo – É o ato involuntário de ranger dos dentes enquanto a pessoa dorme. É classificado como um transtorno do sono e pode ser ocasional ou crônico, atingindo tanto adultos quanto as crianças.

Apesar das causas do bruxismo serem desconhecidas, um estudo liga-o à ansiedade, ao estresse, ao consumo do álcool, tabaco, à cafeína, à apnéia do sono, ao ronco e uso de determinados medicamentos. As pessoas que têm o problema podem desenvolver sintomas como dor de cabeça, de ouvido e dos maxilares, desgastes dos dentes e ter o sono interrompido. A severidade destes sintomas pode variar de pessoa para pessoa.

A diminuição do stress pode aliviar os sintomas entre adultos e nas crianças desaparecem quase sempre sem nenhum tratamento. Nos casos de bruxismo persistente, o dentista pode prescrever uma placa oral feita de silicone para proteger os dentes.

Para diminuir os sintomas, o paciente deve procurar relaxar antes de ir para a cama e manter uma rotina regular do sono. A privação do sono pode aumentar o stresse e desta forma o ranger dos dentes, tornando-se um círculo vicioso.