Hipófise ou glândula pituitária – De formato oval e pesando cerca de 0,6g, esta glândula fica na base do cérebro. É formada por duas partes ou lóbos - o adeno-hipófise e o neuro-hipófise. A primeira porção origina-se, a partir do epitélio do céu da boca. A segunda tem origem no sistema nervoso e não produz hormônios - apenas armazena e lança na circulação os hormônios produzidos pelo hipotálamo. Apesar de tão pequena, é fundamental para o nosso bem-estar, já que é responsável pela controle da atividade de outras glândulas, da produção de diversos e importantes hormônios e de várias funções do organismo como o crescimento, o ciclo menstrual da mulher, a gravidez e a secreção de leite pelas mamas. Por isso é também conhecida como a glândula mestra.

Hipotálamo – Apesar de corresponder a menos de 1% do volume do cérebro, é responsável por diversas funções prioritárias para o perfeito funcionamento do organismo. Ao hipotálamo estão relacionadas a fome, sede, saciedade, sono, libido, apetite sexual e a temperatura. Esta pequena estrutura também guarda os circuitos neuronais ligados às emoções, como a expressão do prazer, da raiva e da alegria. Enfim, pelo hipotálamo passam o equilíbrio da temperatura, a freqüência cardíaca, o controle da pressão arterial, o apetite, a sexualidade e a ligação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, já que também controla a hipófise, que por sua vez controla o sistema endócrino.

Homeostase – É o sistema por meio do qual o organismo mantém o equilíbrio das condições internas necessárias para a vida. Isto significa que, embora as condições externas possam estar sujeitas continuamente a variações, os mecanismos homeostáticos asseguram que os efeitos destas mudanças sobre os organismos sejam mínimos. No homem e em outros mamíferos superiores, homeostase acontece tanto nas células isoladas como nas integradas, nos fluidos corporais, tecidos e órgãos.

Exemplo de homeostase em mamíferos:

  • O equilíbrio da quantidade de água e minerais no corpo, conhecida como osmorregulação. É feita principalmente nos rins.
  • A remoção de resíduos metabólicos, conhecida como excreção, que acontece nos órgãos excretórios como os rins e os pulmões.
  • A regulação da temperatura corporal, realizada principalmente pela pele e pela circulação sanguínea.
  • A regulação dos níveis de glicose no sangue, feita principalmente pelo fígado e pela insulina segregada pelo pâncreas.