Jet leg – É uma expressão inglesa universalizada.  Significa o mal-estar causado após um vôo muito longo, quando há mudanças significativas de fuso horário. Isto acontece, quando o relógio biológico fica fora de sincronia com a hora do local de chegada, tornando o organismo em ajustar-se e permanecer em sua programação biológica original por diversos dias. 

O viajante sente fadiga, fraqueza, sonolência, irritação, dificuldade de concentração e alterações do hábito intestinal. A modificação do horário das refeições e de dormir, a que organismo está acostumado, leva à quebra do ritmo circadiano, provocando os sintomas acima.  

Até pouco tempo o jet leg não era tratado como uma desordem do sono, mas, atualmente, é considerado um dos transtornos, que afetam milhões de pessoas em diferentes níveis. Os sintomas são mais acentuados, quando a diferença de fuso horário entre o ponto de partida e o de chegada excede a quatro horas. A cada hora de diferença, é necessário, em média, um dia para a adaptação completa.

Todas as faixas etárias são suscetíveis ao jet-leg, embora os indivíduos acima de 50 anos tenham mais probabilidades de desenvolver os sintomas do que os abaixo de 30. Uma das formas de combater o problema é começar a adaptação antes da viagem, calculando os horários em que você deveria almoçar e jantar no país destino e passar a criar esta rotina. Outra é procurar viajar em horário, que permita o desembarque durante o dia para adiantar a adaptação à luz do sol e ao escuro.