Preocupação com a qualidade de vida

A FUNDASONO foi criada por um grupo de profissionais ligados à área da saúde, preocupados com os diversos problemas causados à sociedade em conseqüência de distúrbios do sono. Destacam-se os acidentes de trânsito, os acidentes de trabalho, morte súbita, depressão entre outros males. Se as autoridades e a população tomarem consciência da existência dos transtornos do sono, que afetam uma grande parte da população. Desta forma, as pessoas serão alertadas para a importância de se dormir bem, não só para manter o organismo saudável, mas também para melhorar a sua qualidade de vida.

A idéia surgiu depois da instalação da Clínica do Sono, especializada no tratamento e pesquisa dos distúrbios do sono, pelo médico Dirceu de Campos Valladares Neto. A ele se uniram outros profissionais que se interessavam pelo assunto e foi criada a FUNDASONO, que funciona como um centro de estudo, pesquisa e divulgação sobre os diversos transtornos do sono, as conseqüências no dia-a-dia das pessoas e também na área de especialização médica.

A FUNDASONO funciona nas dependências da Clínica do Sono®, à rua Alameda do Ingá 780, bairro Vale do Sereno, em Nova Lima, a 15 quilômetros do centro de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Diretoria:

Conselho diretor:

Dirceu de Campos Valladares Neto - Diretor-presidente

Lys Maria Amaral Vilas Boas - Diretora administrativa financeira 

Maurício Viotti Daker - Diretor de comunicação

Conselho Fiscal:

José Soares Mol

Ivonilda Inácio Fernandes

Sandra Peres Felippe

Dirceu de Campos Valladares Neto

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1983). Fez residência-médica em Psiquiatria no Hospital Governador Israel Pinheiro - IPSEMG (1985). Especializou-se em Transtornos do Sono pela University of California San Diego (1992-1993), em Electrophysiological Correlation of Psychophysiological pelo Brain Imaging Center da University of California - Irvine (1992) e PET Laboratory do Mount Sinai School of Medicine (1993) nos Estados Unidos.

Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria e Medicina do Sono. É o diretor geral da Clínica do Sono® Ltda e presidente da FUNDASONO

 

Lys Maria Amaral Vilas Bôas

Graduada em Ciências Físicas e Biológicas com Exame de Suficiência pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG (1968) e em História Natural pela UFMG (1973). Mestre em Bioquímica pela UFMG (1979) e Doutoranda em Ciências da Saúde na área de pesquisa de Transtorno do Sono e Metodologia de Investigação Cientifica e Saúde Mental pela UNICAMP – Campinas – SP (2003).

Atualmente, é professora de Metodologia e Conteúdo do Ensino de Ciências da Universidade do Estado de Minas Gerais, de Anatomia Médica no Curso Medicina Chinesa do IMAM e de Anatomia Humana Básica – Curso Biologia da INCISA. É também diretora da FUNDASONO.

 

 

Maurício Viotti Daker

Graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), com especialização em Psiquiatria pela FHEMIG (1982), aperfeiçoamento em Psiquiatria pela Universidade de Milão (1985) e doutorado em Medicina-Psiquiatria pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1994).

Atualmente, é professor adjunto da Faculdade de Medicina da UFMG e diretor da Fundação Nacional do Sono. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente no diagnóstico e classificação de doenças e esquizofrenia.

José Soares Mol Filho 

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977) com especializações em Psiquiatria Infantil pela Cenepsi (1982); Psicoterapia de Grupo pela Grep (1986); Psicanálise pela Grep (1986) e Psicanálise de Casal e Família pela Grep (1987). Cursou mestrado em Educação Médica pela Escuela Nacional de Salud Pública (2004) e residência médica pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (1979).

Atualmente, é 2º tesoureiro da Associação Acadêmica Psiquiátrica de Minas Gerais, membro de diretoria do FUNDASONO, membro da Clínica do Sono®, autônomo do Consultório de Psiquiatria e do Hospital Marcio Cunha. Tem experiência em Medicina com ênfase em Medicina do Sono.