Além do fenômeno conhecido como jetlag, os transtornos ocasionados pela mudança de fuso horário, um desajuste no relógio biológico que pode levar a distúrbios emocionais e psicóticos. Os pesquisadores atribuem isso a alterações nos padrões hormonais e do sono, segundo o artigo na revista especializada The Lancet. 

A equipe da Universidade John Moores, de Liverpool, revisou mais de 500 artigos publicados sobre aviação e saúde. Os pesquisadores encontraram relatos de tripulantes com diminuição do desempenho cognitivo e problemas de saúde mental, inclusive breves episódios de psicose - perda do contato com a realidade. E aeromoças disseram que têm distúrbios no ciclo menstrual ligados à irregularidade de seu trabalho.

 Os autores do estudo, Jim Waterhouse e seus colegas, oferecem dicas para limitar a fadiga e o jetlag resultantes de viagens, tais como buscar ou evitar exposição à muita iluminação no destino, para ajudar a ajustar o relógio biológico.

Uma xícara de café forte e exercícios ajudam o viajante a ficar acordado quando as reservas do corpo estão no fim, dizem os cientistas. Mas eles ressaltam que não há como impedir o jetlag e recomendam cautela no uso de medicamentos sem licença, como a melatonina - o hormônio secretado durante o sono.

 

Fonte: BBC Brasil.com