Sono desequilibrado na infância e adolescência pode representar graves consequências na vida adulta (Publicado em O Tempo - 26/03/2008

O sono desequilibrado na infância e adolescência, pode representar graves conseqüências na vida adulta. Segundo o presidente da Fundação Nacional do Sono (Fundasono), Dirceu Valladares, uma criança que dorme pouco pode ter problemas de crescimento por não produzir hormônios suficientes durante o sono, além de desenvolver distúrbios no comportamento. "Déficit na atenção é comum em crianças que dormem mal. 

Provavelmente elas não irão conseguir dar o melhor de si quando se tornarem adultas", afirma. Por outro lado, para ele, o sono excessivo pode ter origem genética, explicada pela falta de orexina (substância que controla o sono). 

"O problema começa na adolescência e as pessoas acabam sendo rotuladas como preguiçosas quando na verdade sofrem de uma doença." O professor do Departamento de Psicologia da UFMG Jáder Sampaio explica que na infância ocorre a fase de desenvolvimento do sistema nervoso central e, portanto, um sono adequado é indispensável.
Fonte: O Tempo - 26/03/08