No final do ano muitos viajam para passar as datas festivas em outras cidades, principalmente, para desfrutar merecidas férias. As estradas cheias, a chuva e a má conservação das rodovias colaboram com o aumento dos índices de acidentes. A isto soma-se a imprudência dos motoristas e um problema que a grande maioria não leva em conta, a questão do sono.

Muitos acidentes poderiam ser evitados se os motoristas seguissem algumas orientações como fazer uma revisão no veículo, obedecer a sinalização, ter prudência, moderar a velocidade e ter uma boa noite de sono antes de viajar. Duas horas a menos de sono podem significar uma séria queda na rapidez dos reflexos e um motorista com sono é tão perigoso quanto alguém embriagado. 

Para não ter problemas com  cochilo ao volante há algumas dicas que podem ajudá-lo.  Veja as orientações abaixo:

Trabalhe respeitando o seu relógio biológico:

Reduza ao mínimo os horários de dirigir entre a meia-noite e às 6 horas da manhã, especialmente no final de um expediente de trabalho em turno. Aproximadamente 35% dos acidentes de trânsito são devidos a distúrbios do sono. Os acidentes ocorrem, em sua maioria, entre as 2 e 6 horas da manhã e lembre-se que os problemas de sono são muito mais prováveis de ocorrer entre a meia-noite e às 6 horas da manhã. Esteja ciente da relação que existe entre qualidade e quantidade do sono e sonolência. Fique atento para aspectos como relógio biológico, hábitos de sono, nutrição e relacionamentos familiares.

Estabeleça horário regular de trabalho:

Os motoristas profissionais devem seguir uma programação regular de trabalho, tendo no mínimo 8 horas de repouso por dia. Alterar os ciclos biológicos pode degradar a qualidade do sono.

Reserve um tempo para um sono reparador:

Entre duas viagens garanta um tempo de repouso adequado. Os motoristas devem obter a quantidade de sono que seus corpos necessitam. Seja cuidadoso se dirigir por centenas de quilômetros  sem o devido repouso.

Cochilo positivo :

Tire proveito dos cochilos para refrescar a mente e o corpo durante as paradas de viagem.  Escolha locais de parada onde a luz e o barulho possam ser minimizados, de modo a melhorar a qualidade do período de sono. Os cochilos têm mostrado-se benéficos, quando realizados mesmo antes do início da viagem.

Para reduzir os efeitos da fadiga:

  • Conversar com parceiro de viagem;
  • Alimentar-se bem e evitar as comidas pesadas;
  • Estabelecer horários equilibrados de viagem, com paradas a cada duas a três horas;
  • Usar medicamentos com critério;

Alerta para os sinais de fadiga.

  • Bocejar de forma continua;
  • Sentir os olhos pesarem ou fecharem freqüentemente;
  • Apresentar o olhar fixo, com dificuldade de manter os movimentos normais dos olhos;
  • Ter a cabeça caindo de sono;
  • Perceber que o carro está fora de controle;
  • Perder a noção de localização, ao não se lembrar por onde acabou de passar.