Se você vai pegar estrada, seja a trabalho ou em férias com a família, observe as orientações abaixo para evitar acidentes ocasionados por distúrbios do sono. São pequenos detalhes, mas que podem significar uma boa viagem!

  • Trabalhe respeitando o seu relógio biológico: reduza os horários de dirigir entre a meia-noite e às 6 horas da manhã, especialmente no final de um expediente de trabalho em turno. Aproximadamente 35% dos acidentes de trânsito são devidos a distúrbios do sono. Os acidentes ocorrem, em sua maioria, entre as 2 e 6 horas da manhã.
  • Estabeleça horário regular de trabalho: os motoristas profissionais devem seguir uma programação regular de trabalho, tendo no mínimo 8 horas de repouso por dia. Alterar os ciclos biológicos pode degradar a qualidade do sono.
  • Reserve um tempo para um sono reparador: entre duas viagens garanta um tempo de repouso adequado. Os motoristas devem obter a quantidade de sono que seus corpos necessitam. Seja cuidadoso se dirigir por centenas de quilômetros depois de já ter trabalhado muito sem o devido repouso. 
  • Se sentir necessidade tire um cochilo: escolha um local seguro, com movimento de pessoas, mas com pouco barulho e onde não haja perigo de assaltos. E tire proveito do poder dos cochilos para refrescar a mente e o corpo durante as paradas de viagem. Os cochilos têm mostrado-se benéficos durante viagens longas. 
  • Atividades que reduzem os efeitos da fadiga: conversar com parceiro de viagem; alimentar-se bem e evitar as comidas pesadas; estabelecer horários   equilibrados de viagem, com paradas a cada duas ou três horas; usar medicamentos com critério.   
  • Siga uma programação semanal: os motoristas profissionais, em especial, devem manter o mesmo horário de acordar e de dormir, independentemente de estarem ou não trabalhando. Isto mantém o ritmo do relógio biológico.  
  • Alerta para os seguintes sinais de fadiga:  bocejar de forma continua; sentir os olhos pesados ou piscando-os freqüentemente; apresentar o olhar fixo, com dificuldade de manter os movimentos normais dos olhos; ter a cabeça pesada de sono; perceber que o carro está fora de controle; perder a noção de localização. Se não se lembrar por onde acabou de passar é melhor parar em local adequado e tirar um cochilo.