O que é:

A sonolência é queixa comum, principalmente, entre adolescentes, quase sempre por não desfrutarem de sono satisfatório. Eles dormem poucas horas à noite e, no dia seguinte, estão sem energia, com raciocínio lento e falta de memória. Também acomete motoristas, amadores e profissionais, devido a noites mal dorminadas. É considerada uma das principais causas de diversos acidentes de trânsito em ruas e estradas. A Sonolência Excessiva Diurna (SED) é um sintoma de que há algum problema com o sono. O paciente simplesmente adormece, não importa se conversando, trabalhando, dirigindo, etc. Os ataques são repentinos e repetidos durante o dia.

Causas:

Normalmente é causada por transtornos do sono (p.ex. apnéia obstrutiva do sono, insônia) e também por falta de rotina para dormir. É o caso dos trabalhadores de turno, que estão sempre mudando seus horários de trabalho, ora à noite ora de dia,  e dos adolescentes que ficam na televisão, nas festas ou navegando na internet até altas horas da madrugada.

Tratamento:

A primeira coisa a fazer é procurar um especialista para buscar a causa da sonolência e o tratamento adequado para sanar o problema. Geralmente é necessário um exame, a polissonografia, para diagnosticar a causa.