O que é

O ronco, aquele respirar ruidoso durante o sono, incomoda mais o companheiro de quarto do que a própria pessoa.  Apesar de não ser regra geral, ocorre principalmente em homens acima do peso. À medida que envelhecemos temos mais tendência a roncar, e, quando é em excesso, afeta não só a qualidade do seu sono, mas também de quem dorme perto de você, devido ao barulho incessante.  O ronco pode ocasionar microacordares tanto no parceiro quanto naquele que ronca. Entre os sintomas estão, além da reclamação da família, os cochilos durante do dia, dores de cabeça pela manhã, acordar sentindo cansaço, dificuldade de concentração e paradas na respiração. Os sintomas podem ser exarcebados com a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

Causas

Entre as causas deste transtorno estão o processo normal do envelhecimento que ocasiona relaxamento dos músculos da garganta, as amígdalas ou adenóides grandes,  polipose nasal, desvio de septo e obesidade.

Tratamento:

Dependendo da causa, o tratamento pode incluir a perda de peso, mudança no estilo de vida ( prática de exercícios, alimentação e hábitos de sono como posicionamento no leito), correção cirúrgica, aparelho intraoral e uso de CPAP nasal.