As pessoas que não dormem o suficiente apresentam uma probabilidade superior a duas vezes de morrer de doença cardíaca, de acordo com um amplo estudo britânico.

As pessoas que não dormem o suficiente apresentam uma probabilidade superior a duas vezes de morrer de doença cardíaca, de acordo com um amplo estudo britânico apresentado dia 24 de setembro de 2007. 

Embora as razões não estejam claras, os investigadores disseram que a falta do sono parece estar ligada ao aumento da pressão sanguínea, que é sabido aumentar o risco de ataque cardíaco e de derrame.

Uma análise de 10.000 trabalhadores do governo, num período de 17 anos, mostrou que aqueles que cortaram o tempo de sono, de sete horas por noite para cinco ou menos horas, enfrentava um aumento de 1,7 vezes o risco de mortalidade entre todas as causas e um risco maior do que o dobro de morte cardiovascular.

”Os achados destacam o perigo nos estilos de vida modernos e ocupados”, disse Francesco Cappuccio, professor de medicina cardiovascular da Escola de Medicina da Universidade de Warwick, na conferência anual da Sociedade Britânica do Sono, realizada em Cambridge.

“Um terço da população do Reino Unido e mais de 40 por cento dos Estados Unidos dorme regularmente menos de cinco horas por noite, assim isto não é um problema trivial,” disse em uma entrevista por telefone.

“As pressões atuais na sociedade, em cortar o sono, a fim aproveitar mais o tempo, pode não ser uma boa idéia - particularmente se você dorme menos de cinco horas.”

Pesquisa anterior havia destacado os riscos potenciais à saúde devido ao trabalho em turno e distúrbios do sono. Mas o estudo realizado por Cappuccio e seus colegas, que obteve o apoio do governo britânico e dos Estados Unidos, financiadores do projeto, é o primeiro a associar a duração do sono e mortalidade.

O estudo levou em conta os padrões do sono dos participantes entre os 35-55 anos em dois pontos em suas vidas -- 1985-88 e 1992-93 -- e então seguiu suas taxas do mortalidade até 2004.

Os resultados foram ajustados levando-se em conta outros fatores de risco potenciais tais como a idade inicial, o sexo, o consumo de cigarros e de álcool, índice de massa corpórea, pressão sangüínea e colesterol.

A correlação com risco cardiovascular naquelas que dormiram menos nos anos 90 do que nos 80 estava clara, mas, curiosamente, havia também uma taxa mais elevada de mortalidade nas pessoas que aumentaram seu tempo de sono em mais de nove horas.

Neste caso, entretanto, não havia nenhuma ligação com a condição cardiovascular e Cappuccio disse que era possível que dormir mais tempo poderia estar associado a outros problemas de saúde tais como depressão ou fatiga relacionada a câncer.

“Em termos de prevenção, nossos achados indicam que dormir consistentemente ao redor sete horas por a noite é ótimo para a saúde”,ele disse.

Fonte:

 

Reuters

Lack of sleep may be deadly, research shows

24 de setembro de 2007

tradução: Clínica do Sono