Constatação é de fundação nacional; nos próximos dias, haverá exames gratuitos em alguns pontos da cidade (O Tempo - 20-03-2008)

CAROLINA COUTINHO
Uma noite bem dormida é fundamental para se ter uma vida saudável. E os transtornos do sono podem interferir na qualidade e no rendimento das atividades cotidianas das pessoas. Quem é acometido pela apnéia - interrupção da respiração durante o sono e um dos transtornos do sono mais graves, por exemplo, tem sete vezes mais chance de se envolver em acidente de trânsito e um risco cinco vezes maior de sofrer uma parada cardíaca, de acordo com a Fundação Nacional do Sono. Amanhã, a entidade comemora o Dia Mundial do Sono e oferece gratuitamente à população de Belo Horizonte palestras sobre o assunto e exames que medem o nível de sonolência da pessoa. Em Belo Horizonte, o primeiro local de comemoração será o parque das Mangabeiras, no próximo dia 23. 

Os homens, segundo o presidente da fundação, o psiquiatra Dirceu de Campos Valladares Neto, são mais suscetíveis à apnéia. "A apnéia é um problema grave, que muitas vezes pode não ser percebido. Esse transtorno consiste na queda de oxigênio e aumento do dióxido de carbono nos pulmões e sangue. Basicamente, a pessoa pára de respirar", explicou. Os principais efeitos da apnéia são o ganho de peso, sono intermitente, aparência cansada, baixa concentração, ronco forte, resmungos enquanto dorme, salivação no travesseiro, libido reduzida e vontade freqüente de urinar à noite. 

Outros transtornos do sono comuns são insônia, ronco, sonolência e síndrome das pernas inquietas. A insônia em sua forma crônica, segundo a fundação, acomete 10% da população brasileira. Pesquisas da entidade apontam que pessoas com esse problema têm três vezes mais chances de se acidentar de automóvel. "O adulto que dorme mal está sujeito a baixa produtividade, aumento na probabilidade de incapacidade devido a doenças variadas. O humor dele se altera, pois ele fica cansado, sem energia." 

(O Tempo – 20-03-2008)