Governo de Minas promove palestra no Dia Mundial do Sono
Com o slogan “O sono melhor, a vida melhor, um planeta melhor”, o Brasil e o mundo irão comemorar, no dia 13 de março, a 13 ª edição do Dia Mundial do Sono.
A data foi criada nos Estados Unidos e depois replicada em diferentes países, como forma de chamar a atenção das pessoas para a importância do sono em termos de saúde e qualidade de vida.
Como parte das comemorações, o governo de Minas promove palestra sobre o tema, na Cidade Administrativa, no próprio dia 13 de março, com a participação do médico Dirceu de Campos Valladares Neto, diretor da Fundação Nacional do Sono (FUNDASONO) e dirigente da Clínica do Sono, ambas com sede em Nova Lima, na Grande BH. A palestra será aberta aos servidores e a todo o público interessado.
Importância do sono
No Brasil, o Dia Mundial do Sono é comemorado desde 2008, com o apoio da FUNDASONO.
O sono adequado evita acidentes no trânsito e no trabalho e favorece o aprendizado de crianças e jovens, o crescimento sadio e a melhora do humor e dos relacionamentos.
Segundo o médico Dirceu Valladares existem aproximadamente 100 distúrbios do sono catalogados, entre eles a sonolência e a insônia.
“Os distúrbios, em especial os mais frequentes, precisam da atenção de todos; afinal, passamos quase um terço de nossas vidas dormindo”, diz o médico. E acrescenta que os dois terços restantes podem ser melhor vividos dependendo da qualidade do sono.
“Sem dúvida, o sono é uma necessidade humana básica, como a comida e a água, e é fundamental para manter a boa saúde das pessoas”, pondera Dirceu Valadares.
A palestra, de acordo com ele, será importante para mostrar que o sono é um dos três pilares para o estilo de vida saudável, ao lado da boa nutrição e do exercício regular. O sono reparador pode contribuir para reduzir o risco de muitos problemas médicos, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
Palestra: “Melhor sono, melhor vida, melhor planeta”
Local: Cidade Administrativa, Governo de Minas
Data: 13 de março de 2020 (sexta-feira)
Palestrante: Dr. Dirceu de Campos Valladares Neto, diretor da FUNDASONO, especialista em Medicina do Sono pela Universidade de San Diego, Califórnia (EUA).
O programa reporter PUC - do canal Futura - fala sobre o sono, distúrbios do sono, mostra diversos casos de insônia e como podem ser tratados.
Leia maisVocê já ouviu falar em vespertilidade? Essa palavra desconhecida pode ser a responsável pelas suas muitas ou poucas horas de sono.
O diretor de marketing Antônio Bortoletto detesta acordar cedo. Só sai da cama quando o sol já está alto. Mas também só se rende ao sono quando é madrugada. “Parece que liguei 220 volts na tomada”, diz Antônio.
Leia maisCerca de 30% da população mundial sofre com a dificuldade de dormir ou de manter um sono contínuo. O Opinião Minas recebe o psiquiatra e Presidente da Fundação Nacional do Sono, Dirceu Valadares, para falar sobre os distúrbios do sono. E ainda, dicas de como controlar a raiva.
Leia maisA Semana Nacional do Sono de 2017, contou com a realização de diversos eventos em todo o país, com o objetivo de conscientizar e alertar a população para os diversos transtornos do sono. Elas são realizadas desde 2008, quando a Fundasono - Fundação Nacional do Sono - deu início à celebração da Semana Nacional do Sono e do Dia Mundial do Sono no Brasil. Diversas entidades foram convidadas a participar e muitas empresas passaram também a colaborar com a iniciativa, seja com a realização de vídeos, palestras e/ou eventos.
Leia maisCochilar ao volante é uma das atitudes mais perigosas no trânsito. Da Agência Estado /Globo.com de 01/03/2009
Leia maisCérebro. Fundasono revela que duas horas a menos de descanso prejudicam processamento de informação. Maior parte dos acidentes acontece em vias retas e próximo ao teste (Publicado no Jornal O Tempo - 17-12-2008)
Leia maisSono desequilibrado na infância e adolescência pode representar graves consequências na vida adulta (Publicado em O Tempo - 26/03/2008
Leia maisMotoristas profissionais farão exame de distúrbios do sono (Publicado no Estado de Minas)
Leia maisConstatação é de fundação nacional; nos próximos dias, haverá exames gratuitos em alguns pontos da cidade (O Tempo - 20-03-2008)
Leia maisPesquisa realizada pela Unifesp mostra que 48% dos motorista de ônibus de linhas interestaduais cochilam no volante (Estado de Minas 01/03/2008)
Leia maisHorário de verão afeta o organismo, mas adequações nos hábitos alimentares e de sono podem reduzir o impacto da mudança - "Estado de Minas" 07/10/2007
Leia maisAs pessoas que não dormem o suficiente apresentam uma probabilidade superior a duas vezes de morrer de doença cardíaca, de acordo com um amplo estudo britânico.
Leia maisEstudo da National Sleep Foundation dos Estados Unidos revela que carga de atividades e os hábitos da vida moderna estão arruinando o sono das mulheres.
Leia maisUniversidade Federal de São Paulo(Unifesp) realiza pesquisa sobre sono
Leia maisPessoas que roncam muito podem estar mais sujeitas a desenvolver o Mal de Alzheimer, dizem pesquisadores da Leeds University, na Grã-Bretanha (BBC Brasil.com) 4/06/2007
Leia maisRevista Portuguesa de Clínica Geral (Novembro/Dezembro 2005) publica pesquisa sobre relação da profissão de médicos o os hábitos de sono
Leia maisJornal Pampulha, de Belo Horizonte, (19/03/2007) publica reportagem sobre transtornos do sono.
Leia maisAs duas indústrias divulgaram, que, em breve, seus rótulos vão informar o consumidor sobre a quantidade de cafeína contida em suas bebidas
Leia maisQuanto menos uma criança dorme, maiores as chances de ficar com sobrepeso, de acordo com um artigo publicado na última edição do International Journal of Obesity, em 29/03/2007
Leia maisPesquisadores da Universidade de Chicago descobriram que o déficit crônico de sono pode diminuir a capacidade de o corpo regular hormônios e processar carboidratos. Em seu estudo, os pesquisadores reduziram de oito horas para quatro, o período de sono dos participantes. Em menos de uma semana foram observadas alterações físicas semelhantes aos efeitos da diabete precoce.
Leia maisAlém do fenômeno conhecido como jetlag, os transtornos ocasionados pela mudança de fuso horário, um desajuste no relógio biológico que pode levar a distúrbios emocionais e psicóticos. Os pesquisadores atribuem isso a alterações nos padrões hormonais e do sono, segundo o artigo na revista especializada The Lancet.
Leia mais