O tema deste Dia Mundial do Sono é: O sono é essencial para a saúde. Assim como comer bem e se exercitar, dormir é um comportamento fundamental para o bem-estar físico, mental e social. No entanto, o sono ainda não é comumente considerado um comportamento essencial para uma boa saúde. O Dia Mundial do Sono é uma oportunidade ímpar para promover os conhecimentos sobre o sono, sua importância e o seu impacto na vida das pessoas. Quando os milhares de defensores, sejam profissionais da saúde, especialistas do sono, cientistas e pacientes que tiveram suas vidas de volta devido aos tratamentos recebidos, quando todos estes defensores se unem nesta data, o alcance deste movimento global se torna muito, muito poderoso!
Quando juntos promovemos a saúde do sono e o #DiaMundialdoSono juntos, nosso esforço combinado é maior que a soma das partes. Divulgue, fale sobre a saúde do sono no Dia Mundial do Sono e ajude tornar essa conversa sobre o sono, seus benefícios, as mudanças de comportamento que acarreta, o impacto na segurança, nas relações interpessoais, na qualidade de vida, de entendimento sobre sua importância em tantos aspectos, tornando as nossas vidas mais alegres, harmoniosas, mais seguras!
Participe!
DIA MUNDIAL DO SONO
A data foe criada nos Estados Unidos e depois replicada em diferentes países, como forma de chamar a atenção para a importância do sono em termos de saúde e qualidade de vida.
No Brasil, a data é celebrada desde 2008, inicialmente pela Fundação Nacional do Sono (FUNDASONO), entidade com sede em Minas Gerais. Depois a data se consolidou em todo o País, como um marco para a população compreender a influência do sono em diferentes aspectos da vida.
O slogan deste ano, “O sono é essencial para a saúde”, torna claro que o sono é um pilar indispensável. Afinal,a vida não nos é possível sem este estado, este comportamento. Foi na regularidade da luz e da escuridão sobre o nosso planeta que a vida surgiu. Conhecer sobre as influências do sono no nosso dia-a-dia e aplicar este conhecimento permite um estado físico e mental mais saudável, explica o médico Dirceu Valladares, diretor da FUNDASONO. “Sono comprometido, saúde fragilizada, qualidade de vida prejudicada” , afirma. O sono adequado evita acidentes no trânsito e no trabalho e favorece o aprendizado, o crescimento sadio e a melhora do humor e dos relacionamentos.
De acordo com a Sociedade Mundial do Sono, uma parte significativa da humanidade tem dificuldades para dormir. De fato, existem aproximadamente 100 distúrbios catalogados pela Medicina do Sono, entre eles a sonolência e a insônia.
"O sono de qualidade melhora a performance do ser humano em termos globais, seja no plano físico, mental ou emocional", afirma o médico especialista em Medicina do Sono, Dirceu Valladares. Assim, quem nao dorme bem quantitativa ou qualitativamente terá seu desempenho afetado, tornando-se mais vulnerável em termos de acidentes ou dificuldade de aprendizado, por exemplo.
Outro ponto importante diz respeito aos relacionalmentos interpessoais. Quem nao dorme bem está mais sujeito a sofrer estresse e alteracoes de conduta, como irritabilidade e impulsividade.
O médico Dirceu Valladares recomenda que as pessoas com problemas mais graves ou sintomáticos procurem ajuda especializada.
Dez dicas da Sociedade Mundial do Sono para se ter uma vida melhor:
1 - Estabeleça um horário regular para dormir e acordar.
2- Permita a você mesmo tirar uma soneca se estiver cansado.
3 – Adapte-se a um estilo de vida mais saudável em relação ao consumo de produtos.
4 – Não exagere no consumo de cafeína.
5 – Esteja aberto a mudanças.
6 – Se conheça melhor.
7 – Aproveite uma confortável e convidativa cama de dormir.
8 – Encontre o nível de temperatura mais confortável para dormir e mantenha o quarto bem ventilado
9 – Impeça todas as distrações e ruídos, bem como elimine o máximo de luz possível.
10 – Reserve sua cama para dormir e fazer sexo, evitando seu uso para trabalho ou recreação em geral.