Cafeína - Substância da família das xantinas é um leve estimulante do sistema nervoso central, vasodilatador e diurético.  É encontrada no café, chá, chocolate, guaraná, nas bebidas à base de  cola e em outros refrigerantes. O uso rotineiro e em excesso de alimentos contendo cafeína pode levar a pessoa a sentir alguns transtornos do sono e outros incômodos. Entre eles estão a insônia, tensão, taquicardia, contração muscular,  e ansiedade. A cafeína colabora para a piora da qualidade do sono e quem tem dificuldades para dormir deve evitar tomar café até 4 horas antes de ir deitar-se.

CPAP - É um aparelho (do inglês Continuous Positive Airway Pressure) de pressão aérea positiva continuada, geralmente de uso nasal, através de uma máscara de silicone, conectada ao equipamento por uma tubulação (a traquéia), possibilitando a respiração adequada. O CPAP é usado no tratamento da apnéia do sono e do ronco com resultados surpreendentes.

Ciclo do sono – Dormir não é simplesmente fechar os olhos e desligar-se do mundo. Muito pelo contrário, enquanto dormimos um outro lado do nosso organismo trabalha, prepararando o corpo para um novo dia. O sono noturno é composto por fases, que vão geralmente de quatro a cinco ciclos, com duração em torno de 90 minutos cada um. 

Os ciclos são repetitivos. Começam pelas quatro fases do sono NREM até chegar ao REM. Nos primeiros ciclos, os períodos de NREM são maiores. Quanto mais dormimos, vai diminuindo o tempo  do sono NREM. Em contrapartida, a duração do estágio REM vai aumentando. É neste último que acontecem os sonhos.

  •  A primeira fase dura aproximadamente cinco minutos. Começa com sonolência e caracteriza-se pela vigília, podendo a pessoa ser acordada facilmente. Os sonhos têm relação com fatos recentes.
  • A segunda fase dura de cinco a quinze minutos. A pessoa já dorme, mas não profundamente. O despertar por estimulação táctil é mais difícil e os sonhos acontecem como uma história integrada.
  • A terceira fase é semelhante à quarta. Para acordar a pessoa é preciso utilizar-se de estímulos mais fortes. Dura de quinze a vinte minutos.
  • O quarto período é de sono profundo e é difícil acordar a pessoa . Dura em torno de quarenta minutos. Ao terminar este ciclo, volta à terceira fase e, após cinco minutos, passa novamente para o segundo período e  entra novamente no sono REM. E tudo se repete.