Parassónias – São situações anormais, como por exemplo, sonambulismo, pesadelos, apnéia, que ao interromperem o processo do sono, deixam a pessoa fatigada e sonolenta durante o dia. Estes fenômenos físicos envolvem a atividade muscular esquelética e mudanças do sistema nervoso autônomo.

Polissonografia – É um tipo de exame em que o sono do paciente, durante a noite, é monitorado e acompanhado por profissional capacitado, em uma clínica especializada. O exame é realizado enquanto o paciente dorme e permite para diagnosticar e quantificar  possíveis transtornos do sono.  Estabelecido o grau de severidade do transtorno e determinadas as conseqüências à saúde do paciente, são definidas as formas de tratamento mais adequadas. 

Durante o procedimento, pequenos eletrodos (fios finos) são conectados ao corpo do paciente para monitorar as ondas cerebrais e, assim, o sono, a respiração, a oxigenação do sangue, etc. Os eletrodos ficam ligados a um computador que registra tudo o que acontece enquanto a pessoa dorme. A ligação dos eletrodos ao corpo dura em torno de uma hora e meia e enquanto o sono não vem o paciente pode assistir TV ou ler antes de dormir. Às 6 horas da manhã, aproximadamente, o paciente é acordado para a retirada dos eletrodos. 

Para a obtenção de um resultado correto, uma série de medidas são adotadas, garantindo ao paciente uma noite de sono confortável e semelhante ao dormir em casa. Um técnico, na sala do computador, fica à disposição durante toda noite, acompanhando todas as alterações.