Fibromialgia – É uma síndrome que causa dor e rigidez nos músculos e nas articulações, além de problemas do sono e a fadiga crônica diurna. Apesar de atingir pessoas de todos os sexos e idades, as mulheres de meia idade são as mais afetadas.

A combinação da dor e de problemas do sono prejudica ainda mais os o pacientes com fibromialgia, porque se forma um círculo em que a dor impede o ato de dormir e, por outro lado, a privação do sono agrava as dores. O tratamento médico para a redução no distúrbio do sono geralmente melhora os sintomas da dor. 

A causa não é conhecida, mas há fatores diversos relacionados à fibromilagia como crises repetitivas de estresse, acidentes de carro ou outros acontecimentos traumáticos. Em alguns casos, pessoas da mesma família sofrem do problema, embora os pesquisadores não tenham certeza se isto está ligado a causas genéticas ou ambientais. A depressão e a ansiedade podem também ser sentidas por alguns pacientes.

Fogacho – É a sensação desagradável de calor sentida pelas mulheres no período da menopausa. O calor percorre todo o corpo, começando normalmente pelo rosto, e  é acompanhado de suor. Este é um dos sintomas da queda na produção do hormônio estrógeno pelo organismo feminino. Os fogachos, que duram em média três minutos, interrompem o sono e estes acordares freqüentes levam à fadiga e sonolência no dia seguinte. 

O tratamento de reposição hormonal ajuda a aliviar os sintomas, mas o resultado varia de mulher para mulher. Existe também o tratamento alternativo que prevê o uso de produtos derivados da soja ou mesmo o uso da isoflavona, uma substância similar ao hormônio, existente no grão. De qualquer forma, busque orientação com o seu médico.